Processo 1: Criar Números de Série e Juntar Ordem de Expedição á Fatura.
O OpenERP não está completamente preparado para receber números de série por Produto, mas sim por Lotes de Produto.
O menu "Números de Série" é mais apropriado para Lotes de Produtos. No entanto pode adicionar vários números de série a cada lote de produtos que faz com que o PRODUTO_XPTO tenha vários números de série.
Podem inserir os vários números de série em: Armazém > Rastreabilidade > Números de Série:
- Definem o número de série e escolhem com o produto: Podem criar vários para o mesmo produto.
2. O processo de Ordem de Venda é igual. Neste processo devem ter em atenção quando estão no formulário de Expedição (Out). Aqui devem clicar no icon de números de série e escolhem os números de série já inseridos anteriormente.
Se inserirem 10 Números de Série diferentes (explicado anteriormente no passo 1) para o PRODUTO_XPTO, irão aparecer esses 10 números nesse produto na Expedição. Contudo também podem inserir na altura da escolha do Número de Série caso não selecionem a opção "Números de Série Existentes".
3. Sendo este menu mais indicado para Lotes de Produtos, que entenda-se fica sempre com o mesmo Número de Lote, estes Números de Série irão ficar sempre no sistema e aparecer nas Expedições, caso não os apaguem.
Para apagar podem ir ao menu dos Números de Série, colocar em modo de lista, selecionar e apagar:
Neste processo não irá ser impresso na fatura os números de série, visto que são escolhidos na Expedição, por isso é necessário imprimir a Ordem de Entrega para juntar á fatura.
Processo 2: Criar linhas de artigos com Números de Série.
Se a vossa preferência for adicionar os Números de Série no relatório de fatura, também existe uma boa solução. Em primeiro devem criar um produto com o nome alusivo aos números de série, (por exemplo: Nrs de Série) com as seguintes características:
- Tipo de Artigo: Consumível;
- Preço de Venda: 0,00;
- Referência Interna: Nrs de Série (Esta Referência será o código que vêm na linha de artigo, na fatura).
Ao criar uma Ordem de Venda devem ter em atenção aos seguintes campos:
- Quantidade - de artigos na linha de artigo: na Ordem de Venda têm de ter a quantidade mínima, se não o sistema não permite validar (a quantidade será depois alterada para zero na fatura).
- Descrição - dos números de série inseridos no campo descrição: devem alterar e colocar as referências de cada produto, pois vêm automaticamente preenchido com a descrição do produto.
Ao converter para fatura, devem alterar a quantidade: deve ser alterada para zero, pois é automaticamente preenchida com "1":
Neste processo não será necessário nenhuma atenção especial na Expedição (Out).
A nossa conclusão final é que o processo mais "natural" feito no OpenERP seria o Processo 1: Este processo é mais completo e guarda todos os registos logísticos que precisam, mesmo que o menu "Números de Série" seja mais indicado para Lotes de Produto.
Contudo pensamos que as vossas necessidades se encaixam melhor no Processo 2. Este último é mais simples, mas tem a desvantagem de na Fatura vir os Números de Série como linha de artigo, o que faz que traga valor (zero) e de criar movimentos contabilisticos, mesmo que sem grande impacto para vossa contabilidade.
ÚLTIMOS ARTIGOS
PRECISA DE AJUDA?
Não encontra a sua pergunta? Comece aqui para obter suporte.